Sobre o Projeto Arte na Serra

Caros amigos,

Conforme escrevemos em nosso último post, vamos esta semana mostrar um pouco dos projetos sócio-culturais que serão filmados durante a Expedição Nordeste Central. O primeiro deles é o Arte na Serra: educação sempre dá certo, do município de Coronel José Dias, sudeste do Piauí.

Situado no semiárido nordestino, em pleno bioma caatinga, o município de Coronel José Dias possui 4.541 mil habitantes. Dentro do seu território encontra-se um dos maiores tesouros culturais da humanidade: O Parque Nacional Serra da Capivara, que abriga uma grande concentração de sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres. Dada à importância desse complexo artístico rupestre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), inscreveu O Parque nacional Serra da Capivara na lista dos sítios do Patrimônio Mundial, e por sua relevância cultural o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reconheceu o Parque como Patrimônio Nacional, registrando no livro do tombo, arqueológico, paisagístico e etnográfico.

O projeto Arte na Serra visa desenvolver oficinas de arqueologia experimental, realizar palestras e exposições audiovisuais sobre patrimônio cultural para um público de crianças e jovens daquele município, envolvendo os participantes no universo da arqueologia, através da experimentação; discutindo e ampliando conceitos básicos como patrimônio cultural (material e imaterial) e despertando nos participantes o sentimento de pertencimento e apropriação consciente do patrimônio cultural local.



Maiores informações sobre o projeto: Marian Helen Rodrigues
Colaboradores: Marília da Silva Gomes, Jorlan da Silva Oliveira, Marcos César Pereira Santos.
Apoio: Associação de condutores de visitantes Tribos da Capivara, Comitê gestor de Turismo Sustentável de CJD;  empresa Documento Cultural Ltda.
Contato: artnaserra@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário