Diário de Bordo - 23 de julho


Dia 23 de julho
Saída: Parque Nacional Serra das Confusões (Caracol – PI)
Destino: Avelino Lopes (PI)

Ocorrências: A ida à Avelino Lopes não foi para visitarmos projetos sócio-culturais,  mas porque é a terra natal do James e ele não passara por ali há 14 anos.

O trajeto foi o mais cansativo de todos. Do Parque até lá foram 130 km de estrada de chão, que alternavam entre piçarra, areia fofa, costelas de vacas, buracos e muita, mas muita poeira. Era um pó fino e ficamos imundos. Além disso, calor de “rachar” e Nivaldo sem aguentar.... A buraqueira era tanta que peças do carro acopladas ao assoalho, como estribos e coxim de câmbio foram desprendendo ao longo do percusso, que findou em 11h de estrada.

Ao longo do curto, mas demorado caminho tivemos alegrias e tristezas. Passando pelo município de Guaribas (PI), visitamos o Espaço Nordeste, construído há três anos numa parceria do Banco do Nordeste e Instituto Nordeste Cidadania. Fomos bem recebidos pela equipe, que é responsável por ser o único local a realizar eventos sócio-culturais naquela região. Ficamos ali por cerca de duas horas para reparos no Nivaldo.

A tristeza foi pela extrema pobreza e seca que castiga não só Guaribas, mas toda região. Animais mortos, famílias nas portas das casas sem ter o que fazer. Paramos numa delas para pedir informação. Como quem pedia socorro e não tinha a quem recorrer uma senhora completa, após responder ao nosso questionamento: - Aqui não chove há meses, não temos mais água e tá tudo morrendo de sede e fome. Tire aí uma foto.

Antes de chegarmos ao Morro Cabeça no Tempo - Pasmem! É um município do Piauí e aparentemente, mais pobre e carente que já passamos – brincávamos com o nome daquele lugar, dizendo que ali encontraríamos com o Mestre dos Magos e desvendaríamos o caminho de volta para casa (kkkkk). Mas ao chegarmos ali queríamos mesmo é pedir a Deus que colocassem pessoas capacitadas para mudar a realidade de pobreza e sofrimento. Morro cabeça no Tempo parecia mais Morro PARADA no tempo.

Ao chegar a Avelino Lopes James esperava rever sua mãe, que veio de São Paulo e que não via há seis anos. Mas soubemos que por motivo de saúde ela não apareceu, seguindo para Teresina para se tratar. Agora é esperar esse encontro para Sousa mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário